A Recode, organização social que busca a inclusão digital de jovens, adere à campanha Eu viro carranca para defender o Velho Chico. A organização atua em parceria com instituições comunitárias, bibliotecas e escolas públicas, para formar multiplicadores, que replicam os programas para o público final.
É uma grande rede de educadores, professores e bibliotecários que trabalham para promover uma nova consciência e gerar oportunidades aos jovens brasileiros. A Recode atua em sete países e em nove estados brasileiros. A iniciativa já impactou até hoje mais de 1,68 milhão de vidas.
Adesão
Entre os dias 14 e 18 de maio foi realizado, no Rio de Janeiro, o encontro do Programa Conecta de Bibliotecas, que atende seis mil bibliotecas em território nacional. Participaram desse encontro 175 bibliotecas e 27 coordenadores do sistema estadual de bibliotecas públicas, gestores locais, membros do governo e parceiros. Todos os participantes receberam informações sobre a campanha Eu viro carranca para defender o Velho Chico, com orientações sobre como participar.
Programa Conecta de Bibliotecas – tem o objetivo de aproximar a comunidade da biblioteca e atrair novos usuários para esses equipamentos culturais, especialmente jovens em situação de vulnerabilidade social. Para isso, promove apoio e formação continuada a uma rede de profissionais de bibliotecas, estimulando-os a aprofundarem sua atuação como agentes de transformação. Adicionalmente, o Conecta Biblioteca visa contribuir com o fortalecimento e a sustentabilidade da rede nacional de bibliotecas.
*Texto: Mariana Martins