O dramaturgo brasileiro Sérgio Mamberti disse certa vez que “cultura é gente, diversa, plural, multifacetada, que na identidade de cada um forma o caldo coletivo que alimenta a história”. A campanha ‘Eu Viro Carranca pra Defender o Velho Chico’ engrossou esse caldo identitário da população do município de Bom Jesus da Lapa (BA), ocupando espaços públicos pra levar cultura, arte, educação ambiental e propor formas sustentáveis de convivência com o rio São Francisco. O município foi umas das quatro cidades brasileiras escolhidas para sediar a campanha.
Assista ao vídeo:
Campanha ‘Eu viro carranca pra defender o Velho Chico’
Há seis anos, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) instituiu a data de 3 de junho como o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico que é comemorado com a campanha ‘Eu viro carranca pra defender o Velho Chico’. A comemoração já se inseriu no calendário do país como a mais importante data para lembrar que o São Francisco, um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América Latina, com quase três mil quilômetros de extensão, sofre com a seca prolongada e a degradação ambiental.
A campanha que foi lançada em 2014 se propõe a despertar uma conscientização ativa em toda população no tocante a preservação do rio, além de inspirá-la a mobilizarem-se pelo uso responsável das águas do Velho Chico.
Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Higor Soares
*Fotos: Sthel Braga
*Vídeo: Kel Dourado