Os 10 Comitês de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais que são afluentes do Rio São Francisco na região do Alto aderiram à campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”. A campanha é realizada em seu sétimo ano consecutivo e, devido à pandemia do Coronavírus, concentra as ações nos meios digitais. O objetivo é conscientizar a população sobre a preservação do Velho Chico e mobilizar pelo uso responsável dos seus recursos hídricos.
Os CBHs do Alto São Francisco que aderiram à campanha são: CBH dos Afluentes do Alto São Francisco, CBH do Rio Pará, CBH do Rio Paraopeba, CBH do Entorno da Represa de Três Marias, CBH Rio das Velhas, CBH dos Rios Jequitaí e Pacuí, CBH Paracatu, CBH do Rio Urucuia, CBH Afluentes Mineiros do Médio São Francisco e CBH do Rio Verde Grande.
Para o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e também coordenador do Fórum Mineiro e Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH), Marcus Vinícius Polignano, a campanha é um manifesto importante. “O Rio das Velhas é um dos afluentes mais importantes do São Francisco que fornece água para milhões de pessoas, principalmente na região semiárida do Nordeste. Preservá-lo é de suma importância e a campanha é uma causa de todos nós que precisamos de água em quantidade e qualidade”.
A bacia hidrográfica do Rio São Francisco tem um histórico de degradação e sua revitalização completa depende de pelo menos R$ 31 bilhões em recursos para ser recuperada. Esta verba seria oriunda da União, dos Estados localizados na bacia e do próprio Comitê. É na tentativa de sensibilizar a população e pressionar o poder público para a captação necessária dos recursos, que o CBHSF realiza a campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”.
O CBH do Rio Paraopeba é outra importante adesão. “É um prazer para o CBH do Rio Paraopeba e para a Ong Veredas e Cerrado, da qual também participo, aderir à campanha e ser parceiros do CBHSF. A campanha é um importante alerta sobre as ações de revitalização que o São Francisco necessita, um rio que garante o sustento de vários ribeirinhos”, disse o presidente do CBH do Rio Paraopeba, Winston Caetano.
A campanha
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) enfrenta a pandemia do coronavírus com a mesma certeza de sempre: tão importante quanto a preservação do Rio São Francisco estão o cuidado com a vida e a saúde das pessoas.
Precisamos estar vivos e fortes para fazer um Velho Chico Vivo. Um rio saudável, que impacta o seu entorno, que é ponto comum entre centenas de milhares de pessoas. Um Velho Chico Vivo é o que queremos hoje e sempre.
Participe compartilhando nas redes sociais fotos do Rio São Francisco com hashtag #virecarranca. A participação de cada defensor do Velho Chico é fundamental para seguirmos conscientizando e mostrando a importância do São Francisco para milhões de pessoas.
Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio