Todos nós consumimos água e sabemos de sua importância no nosso dia a dia. Mas você já pensou nos diferentes usos que as águas podem ter? O Rio São Francisco apresenta vários desses usos. Os agricultores precisam captar água do rio para irrigar a sua plantação, os pecuaristas necessitam da água do rio para a criação de animais, as cidades captam água para o abastecimento público, as indústrias precisam de água no seu processo de produção.
Você já pensou que se um agricultor captar água demais para as suas plantações, pode vir a faltar para abastecer a cidade a jusante? E que se a cidade e as lavouras captarem água em excesso, o nível do rio pode baixar, prejudicando todo o ecossistema aquático? Além disso, compromete os outros usos, como a pesca, a navegação e a geração de energia.
Em janeiro de 1997, foi aprovada no Brasil a Lei 9.433, conhecida como Lei das Águas, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos. Uma de suas diretrizes é justamente garantir o uso múltiplo das águas, de maneira que todos os setores usuários tenham igualdade de acesso aos recursos hídricos. A única exceção dessa regra está relacionada a situações de escassez, quando o uso prioritário da água passa a ser o consumo humano e a dessedentação de animais.
Porém, a diversidade de setores usuários provoca uma série de impactos – positivos e negativos – entre as diferentes atividades, o que resulta em interações complexas.
Por conta de todas essas diferenças, o múltiplo uso não é uma questão consensual. Divergências e conflitos avançam à medida em que aumentam a demanda e a escassez de recursos. O único consenso é que se trata de um tema que merece ser amplamente discutido pelos diferentes setores e a sociedade como um todo.
Hoje, iniciamos em nossas redes sociais uma série de posts que explica cada um dos usos múltiplos das águas, mostrando porque é tão importante preservar e gerenciar de forma participativa e sustentável esse bem tão precioso que é a água.
Acompanhe, curta e compartilhe! Vire carranca para defender um VELHO CHICO PARA TODOS!