O dia 03 de junho foi instituído pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco como o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico e para marcar a data, foi lançada em 2014, a campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”.
O objetivo principal da campanha é mostrar a indignação diante dos problemas e do alto grau de degradação desse rio tão importante para o povo brasileiro.
Além disso, a campanha tem também como objetivo conscientizar a população sobre a preservação do rio e mobilizar todos pelo uso responsável dos seus recursos hídricos.
A campanha é anual e cada ano uma temática diferente é escolhida.
O tema de 2022 é: “O Velho Chico são muitos”.
A ideia é que em 2022 a campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico” lance um olhar sobre os múltiplos territórios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
Uma Bacia Hidrográfica não se faz de um único rio. São nascentes, afluentes, tributários, riachos, córregos e ribeirões que se interligam nessa verdadeira teia da vida. Territórios que se unem pela lógica das águas.
Neste ano, no dia 03 de junho será marcado com atividades presenciais em 4 cidades da Bacia do Rio São Francisco:
- Pirapora/MG (Alto São Francisco);
- Ibotirama/BA (Médio São Francisco);
- Glória/BA (Submédio São Francisco);
- Gararu/SE (Baixo São Francisco)
Todos os anos, movimentos populares, comunidades tradicionais, ribeirinhas, de pesca artesanal, ONGs e uma série de atores sociais se mobilizam em defesa do Velho Chico.
Vire carranca você também!! Participe conosco nessa luta!
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social