A cidade de Carinhanha/BA foi palco, na segunda-feira (03/06), da edição de 2024 da campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico”, promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). O evento, que reuniu autoridades, representantes de comitês de bacias hidrográficas, membros da sociedade civil e especialistas ambientais, teve como objetivo conscientizar e proteger o rio, enfrentando os diversos desafios ambientais que o afetam.
As atividades tiveram início às 8h, na Câmara de Vereadores, com um acolhimento que incluiu café da manhã e uma apresentação cultural intitulada “Boato Ribeirinho”. Logo após, foi realizada uma solenidade que contou com a presença do coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo de Castro Campos; da prefeita de Carinhanha, Francisca Alves Ribeiro (Chica do PT); e outras personalidades ilustres.
“Eu hoje me sinto feliz em estar participando do ‘Vire Carranca’ em um município tão acolhedor como Carinhanha. Tema excelente, muito bem escolhido. Estão de parabéns o Comitê e todos os envolvidos”, declarou o coordenador da CCR-Médio São Francisco, Ednaldo Campos.
Para a prefeita Chica, “Carinhanha e todas as cidades ribeirinhas só existem por causa do Rio São Francisco. Para mim é um orgulho ser prefeita e poder proporcionar esse despertar da consciência, principalmente na juventude, de conservar e zelar por nossas riquezas naturais, o nosso rio e pelas futuras gerações. Fico muito feliz com essa oportunidade, com o sentimento de missão cumprida por estar ajudando nesse processo de revitalização do rio e fortalecimento da democracia”.
Em seguida, houve a entrega solene do Inventário dos Gases do Efeito Estufa, seguida por uma apresentação do engenheiro ambiental Ícaro Nascimento, que elucidou os impactos ambientais e as medidas necessárias para mitigá-los.
A manhã encerrou-se com uma palestra do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) sobre o Plano de Ação Nacional (PAN) São Francisco, destacando os esforços para a conservação do bioma e a importância da participação social nesse processo.
Confira mais fotos das atividades no município baiano:
Após o intervalo para o almoço, a programação retomou às 15h30 na Praça da Matriz, com a solenidade de formação de mesas. Às 16h, ocorreu a inauguração do Mirante Velho Chico, onde foi entregue uma carranca esculpida pelo artesão Joazir Pereira.
Uma caminhada com a fanfarra da Escola José Braz Cavalcante seguiu às 16h até a Praça do Cais, criando um momento de integração e celebração. Às 17h, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) recebeu uma embarcação motorizada destinada à fiscalização e trabalhos no Rio São Francisco e em Carinhanha. Posteriormente, houve o plantio de uma árvore nativa, simbolizando o compromisso com a recuperação ambiental.
O evento também contou com uma visita aos estandes e à Casa do Artesão, onde foram expostos artesanatos locais e trabalhos ambientais. A Tenda Verde distribuiu mudas nativas, e instituições como a EMBASA e o IFBAIANO – Campus Luís Eduardo Magalhães apresentaram seus projetos e iniciativas. Também houve uma degustação da Cachaça Limoeiro, bebida tradicional fabricada no município.
A programação cultural continuou às 18h com diversas apresentações, culminando em um show musical às 19h, que marcou o encerramento das atividades.
Além das personalidades já mencionadas, estiveram presentes Cristiano Duarte de Magalhães, Presidente do CBH Corrente; João Batista Soares Ferreira, Secretário do CBH Corrente; Wendel Fábio, Secretário Municipal de Meio Ambiente; Jaci Santos, diretora do Meio Ambiente do Estado; Valéria Porto, representante da Câmara Técnica dos Povos Tradicionais; Anselmo Barbosa Caires, Presidente do CBHPASO e ex-coordenador-geral do Fórum Baiano de Comitês; Aristóteles Gomes de Sá, Vereador de Paratinga e membro do CBHPASO; José Paulo Neiva da Silva, Presidente do Comitê Verde e Jacaré; Dermeval Gervasio de Oliveira, Diretor da FUNIDRIFAM; Vereadores Dardian Moreira e Dr. Whoshinton; e Maria da Glória, referência na defesa do meio ambiente.
A campanha “Vire Carranca para Defender o Velho Chico” destacou a importância de unir esforços comunitários, culturais e educativos para a preservação do Rio São Francisco, ressaltando o papel vital que o rio desempenha na vida das comunidades ribeirinhas e na manutenção da biodiversidade local.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Agência Difere
*Fotos: Agência Difere