O agricultor é o profissional responsável pelo manejo dos mais diversos tipos de plantações, desde a semeadura até a colheita. Ele também cuida de animais como vacas, ovelhas, cavalos, galinhas, porcos, entre outros animais normalmente criados na zona rural.
É uma das profissões mais antigas do mundo, pois é a fonte da alimentação humana. O agricultor precisa ter conhecimento técnico para lidar com as questões rotineiras do campo, como mudanças climáticas, pragas e momentos ideais para realizar suas ações. Ele precisa evitar perdas e produzir alimentos saudáveis para que seu trabalho seja bem sucedido.
A agricultura é uma das principais atividades econômicas na bacia do Rio São Francisco. A fruticultura irrigada desenvolvida no Vale do São Francisco, entre as regiões de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), onde há a maior produção de frutas como manga e uva voltadas para a exportação, é um exemplo.
No Norte de Minas Gerais, o município de Jaíba também se tornou um polo de produção de frutas, que também são cultivadas pela agricultura irrigada com as águas do rio São Francisco.
No rio São Francisco há o predomínio da retirada de água para a irrigação, representando 77% do total de demandas da bacia. A irrigação não pode ser vista como uma “vilã” do consumo de água no Brasil, haja vista que esse método é de suma importância para a produção de alimentos e também de produtos voltados para a exportação, além das matérias-primas.
Por isso, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) está estruturando uma proposta de capacitação de agricultores irrigantes ao longo do Canal do Sertão, em Alagoas, para um uso mais racional desse bem tão precioso que é a água.
Existem diversas formas de economizar água na irrigação, o que pode ser importante para a preservação dos recursos hídricos tanto regionalmente quanto em termos globais. Ao agricultor, cabe conhecer as técnicas e fazer uso racional do recurso, e virar carranca para defender o Velho Chico. Parabéns ao agricultor pelo seu dia!!!