Hoje (03/06) é o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, data instituída pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) com o objetivo de chamar a atenção para os problemas enfrentados pelo Rio e para a necessidade de sua revitalização. Para marcar a data o CBHSF executa a campanha ‘Eu viro carranca pra defender o Velho Chico’, que realiza atividades socioeducativas e cria engajamento por toda a bacia.
No município de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, a população abraçou a campanha e se mobilizou desde cedo para dar visibilidade às “causas do rio”. Os alunos das escolas municipais juntamente com os professores, outros servidores públicos, representantes de associações e a sociedade civil em geral desfilaram pelas ruas exibindo cartazes e faixas, deixando claro que estavam dispostos a virar carranca pra defender o Velho Chico.
A caminhada partiu da Igreja Bom Jesus dos Navegantes, que fica às margens do Rio São Francisco, em direção à Praça da nova Catedral, no Centro da cidade, onde estudantes de escolas particulares realizavam uma visita guiada aos totens de informação sob as tendas informativas e culturais.
Para Ednaldo Campos, coordenado da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Médio São Francisco a campanha ‘Eu viro carranca pra defender o Velho Chico’ atingiu seu objetivo em Bom Jesus da Lapa. “A praça foi tomada por pessoas que estão dispostas a se transformar e a ajudar outras pessoas a se reinventar com o propósito maior de conservar, proteger e revitalizar o Velho Chico. Esse é o maior símbolo de virarmos carranca: é nos transformamos nos guardiões que o São Francisco merece”, concluiu Campos.